CAPACIDADES LINGUÍSTICAS



CAPACIDADES LINGUÍSTICA DA ALAFBETIZAÇÃO E SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA.

“PLANEJAR É DEFINIR O NECESSÁRIO E REALIZÁ-LO SEM QUE O IMEDIATO O SUFOQUE”

Planejamento -2010

1º EIXO-COMPREENSÃO E VALORIZAÇÃO DA CULTURA ESCRITA



CONHECIMENTO E CAPACIDADES

ATIVIDADES

10

*Conhecer ,utilizar e valorizar os modos de produção e circulação da escrita na sociedade;

Atividades que abordam diferentes gêneros textuais(historias, noticias ,cartas propagandas etc)em diferentes suportes(livros, revistas, jornais, papel de carta, outdoors etc;)em diferentes espaços (livraria ,bancas e biblioteca;)

3

*Conhecer os usos e funções sociais da escrita na cultura escolar;

saber usar os objetos de escrita presentes na cultura escolar.O professor deve orientar o aluno quanto ao uso correto do material:pegar corretamente no lápis, manusear corretamente os livros e cadernos.

Desenvolver capacidades especificas para escrever:o aluno tem que entender que ele vai escrever para ser lido.

*atividades de exploração , observação e controle do uso dos materiais escolares de escrita.O uso do livro didático e do caderno.

Escrever-se na margem;

De cima para baixo;

Da esquerda para a direita;

Ao final da linha voltar para o inicio ;

Ensinar a fazer a divisão silábica em final da linha-quando a estiver adquirida a escrita alfabética;

2º EIXO-APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DA ESCRITA



CAPACIDADES

ATIVIDADES

1

*Compreender as diferenças entre a escrita alfabética e outras formas gráficas;

Atividades que proporciona compreender a diferença entre letras, números, sinais de pontuação/ acentuação,símbolos, rabiscos etc...

3

*Dominar as convenções gráficas

Compreender a orientação e o alinhamento da escrita ;

compreender a função de segmentação dos espaços em brancos e da pontuação de final de frase.

*Atividades que compreenda o sistema da escrita de cima para baixo , da direita para a esquerda.

Atividades que exploram a orientação e o alinhamento da escrita.ex: escrita de textos

Atividades que exploram a segmentação dos espaços em branco e da pontuação .

Ex: escrita de textos, frases etc.

2

*Conhecer o alfabeto.

Compreender que tem letras que precisam da outra para formar o som .

Conhecer e utilizar diferentes tipos de letras, a letra de forma maiúscula para a alfabetização.

*Exercícios de apreensão do alfabeto ,identificação das letras e conhecimento da ordem alfabética .

Identificar que um conjunto de letras forma um apalavra.

Apresentar ao aluno diferentes tipos de letra .

4

*Reconhecer unidades fonológicas como silabas,rimas, terminações de palavras, etc.

Identificar sons no inicio, meio e final de palavras

*Explorar as rimas, em diversas posições nas palavras , textos como a parlenda , poemas, cantigas etc.

Atividades de segmentação oral e escrita de palavras.ex: Realizar atividades lúdicas como”Lá vai a barquinha carregadinha de”.... ou “ Macaco mandou falar”palavras que terminadas ou iniciadas com uma determinada silaba;

Ler para os alunos par de palavras e pedir que digam quais pares combinam.

Ler uma seqüência de palavras e pedir que identifique a palavra que não combine;

5

*compreender a natureza alfabética do sistema da escrita.

*Exercícios de observação e análise do valor e da posição das letras nas palavras .o valor sonoro da letra na silaba.ex: BONECA- NENÉM

6

14

*Dominar relações entre fonemas e grafemas.

Dominar irregularidades e regularidades ortográficas.

*Exercícios de apreensão das relações entre grafemas e fonemas.

Escrita espontânea ou ditado de palavras.

3º EIXO-LEITURA



ATITUDES E CAPACIDADES

ATIVIDADES

10

*Desenvolver atitudes e disposições favoráveis á leitura.

*Atividades como a escolha ,manuseio e leitura de livros ,jornais e revistas, na biblioteca da escola, orientados pelo professor ou bibliotecário.

9

15

13

*Desenvolver capacidades relativas ao código escrito necessárias a leitura.

Saber decodificar palavras e textos escrito(decifrar o que esta escrito).

Saber ler e reconhecer globalmente as palavras.

*Atividades voltadas para o domínio do sistema da escrita.

Exercício com palavras embaralhadas .

Exercicio com palavras que ainda não sabe ler mas conhece de cor(coca-cola)ele é capaz de produzir outras palavras . Apresentar um texto onde o aluno reconhece globalmente palavras contidas nele e o significado das mesmas.

11

12

12

12

11

13

*Desenvolver capacidades necessárias á leitura com fluência e compreensão.

Antecipar conteúdos de textos a serem lidos em função do reconhecimento de seu suporte,seu gênero e da contextualização ;o aluno antecede o final da historia.

Levantar e confirmar hipótese relativas ao conteúdo do texto lido.

Buscar pistas textuais ,intertextuais e contextuais para ler nas entrelinhas (fazer inferência)ampliando a compreensão.

Construir compreensão global do texto lido,unificando e inter-relacionando informações explicitas e implícitas ,produzindo inferências :o aluno é capaz de resumir e recontar o texto lido.

Ler oralmente com fluência e expressividade.

*Atividades que propõem que o aluno lê em entrelinhas como pedir para contar o que vai acontecer em uma novela.

Atividades de antecipação de conteúdos de textos a serem lidos .

Atividades de levantamento e confirmação de hipótese relativas ao conteúdo lido.

Atividades de exploração de pistas que auxiliem a ler nas entrelinhas e ampliar a compreensão .

Atividades voltadas para a compreensão global do texto lido:ex resumo, discussão de titulo.

Leitura oral fluente e expressiva pelo aluno.







4º EIXO-PRODUÇÃO ESCRITA



CAPACIDADES

ATIVIDADES

16

*Compreender e valorizar o uso da escrita com diferentes funções, em diferentes gêneros: o aluno tem que ter objetivo para escrever.

*Atividades voltadas para a compreensão e valorização do uso da escrita com diferentes funções, em diferentes gêneros.

18

18

*produzir textos escritos de gêneros diversos, adequados aos objetivos ,ao destinatários e ao contexto de circulação.

Ordenar e organizar o próprio texto de acordo com as convenções gráficas.

Escrever segundo o principio alfabético e as regras ortográficas.

Planejar e escrita do texto considerando o tema central .

Organizar os próprios textos segundo os padrões de composição usuais na sociedade.

Usar a variedade lingüística apropriada á produção , fazendo escolhas quanto ao vocabulário e a gramática.

Usar recursos expressivos adequados ao

gênero e aos objetivos do texto.

Revisar e reelaborar a própria escrita

*Atividades voltadas para o domínio do sistema da escrita ,o aluno tem que saber o que dizer e como dizer.

Exercício de escrita focalizando o uso das convenções gráficas((alinhamento, direção, espaços em branco,, pontuação de final de frase.)

Exercício de escrita voltados para o domínio do principio alfabético.

Exercícios voltados para o domínio das regras ortográficas.

Atividades voltadas para a organização composicional do texto (as partes do texto)

Atividades que focalizam a escolha da variedade lingüística apropriadas a situação de produção e de circulação(vocabulário e gramática)

Atividades voltadas para o uso expressivo de recursos lingüísticos adequados ao gênero e aos objetivos do texto.

Atividades de revisão e reelaboração do texto escrito.

5º EIXO-DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE



ATITUDES E CAPACIDADES

ATIVIDADES



*Participar das interações cotidianas em sala de aula

* Atividades voltadas para o desenvolvimento de atitude de respeito e valorização da diversidade das formas de expressão oral .



*Escutando com compreensão e atenção.

*Deve aprender escutar com atenção e compreensão ,a dar respostas, opiniões e sugestões pertinentes nas discussões em sala de aula.



*Expondo opiniões nos debates com colegas e o professor.

Aprender que não se fala de qualquer jeito ,em qualquer lugar e hora,respeita a vez de falar e a do outro.

.



*Usar a língua falada em diferentes situações escolares buscando empregar a variedade lingüística adequada.

*Atividades de uso da língua falada em diferentes situações escolares, com o emprego da variedade lingüística adequada.saber falar bem e expor suas opiniões.



*Planejar a fala em situações formais e realizar tarefas cujo o desenvolvimento dependa de escuta e compreensão

*Atividades elaboras com planejamento usando recursos como cartazes ,transparências, filmes para saber ouvir e compreender o que falam.







animation, animation movie, animation movie 2015, animation vs animator, animation maker, animation movies free download, animation movie 2014, animation gif, animation bergerak, animation powerpoint, animation software, animation css, animation movie list, animation composer, animation mentor, animation maker online, animation nike football, animation factory, animation maker software, animation picture, animation android, animation api, animation after effect, animation adalah, animation application, animation app, animation after effect tutorial, animation apk, animation android studio, animation academy, animation app for android, animation art, animation api 1.8, animation atomic structure, animation assalamualaikum, animation after effect free, animation action movie, animation and animator, animation adobe flash, animation as3, animation box office, animation bbm, animation blender, animation box office 2014, animation book, animation bergerak terbaru, animation box office 2015, animation blog, animation bergerak kartun, animation blender tutorial, animation box office 2013, animation barbie, animation balloon, animation button css, animation boot android, animation bergerak untuk powerpoint, animation bootstrap, animation bergerak lucu, animation background animation coc, animation comedy, animation css3, animation company, animation contest, animation competition 2015, animation composer cgpersia, animation creator online, animation comedy movies, animation college japan, animation comedy movie, animation composer plugin, animation cursor, animation clay, animation composer ae, animation christian, animation college, animation calendar, animation desk, animation desk apk, animation dp bbm, animation download, animation design, animation doraemon, animation di photoshop cs6, animation delay css, animation do, animation dragon nest, animation disney 2015, animation dota 2, animation desktop, animation download free, animation desk - sketch and draw, animation definition, animation disney 2014, animation direction, animated disney movie, animation drawing program, animation event has no function name specified, animation engine, animation earth, animation effect css3, animation editor online, animation effect jquery, animation event has no function name specified unity, animation event unity, animation editor download, animation envato, animation egypt, animation expo japan, animation episodes, animation exhibition 2015, animation ebook, animated england flag, animation effect for powerpoint, animation expo, animation effects after effects, animation ease jquery,